Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Descubra o poder da Comunicação Assertiva

Descubra o poder da Comunicação Assertiva

Você sabia que a comunicação assertiva é uma das soft skills mais valorizadas pelo mercado? Isso porque os profissionais de RH sentem dificuldade de encontrar talentos com capacidade de resolver problemas, negociar em cenários complexos e de se comunicar.

 

Isso fica ainda mais evidente quando observamos que 60% dos problemas em uma empresa acontecem por falta de comunicação. É por isso que os líderes que recebem reconhecimento e destaque no mercado, devem priorizar essa competência para os próximos anos.

 

Continue lendo para que você conquiste seus objetivos com uma comunicação assertiva.

O que é comunicação assertiva?

Assertivo é quem usa clareza, objetividade e calma para expor um posicionamento ou transmitir uma mensagem. Ou seja, é ser firme nessa comunicação interpessoal, sem provocar qualquer constrangimento à pessoa com quem se fala.

 

Podemos dizer que a comunicação assertiva é aquela em que não existem rodeios nem falta de confiança para falar. A pessoa possui um objetivo e segue com ele para fazer seu discurso, apresentação ou até mesmo em um simples diálogo. Também não há espaço para interpretações diferentes ou ruídos na fala.

 

Vale destacar que a comunicação assertiva é firme, mas não é agressiva. É preciso ter empatia para não somente falar, mas criar um canal de diálogo, em que a escuta ativa também mostra sua importância.

Benefícios da comunicação assertiva

Quando você sabe se comunicar assertivamente, não dá margem a erros ou interpretações equivocadas. Você também entende que cada um tem seus limites e consegue abraçar determinada quantidade de tarefas sem se sobrecarregar.

 

Também podemos citar o aumento da produtividade do tempo e mais segurança para tomar decisões em prol de melhores resultados. O alinhamento de expectativas é essencial para evitar frustrações de qualquer parte. Além disso, ainda é possível negociar condições e chegar a acordos benéficos para todos os envolvidos.

 

Confira os principais benefícios da comunicação assertiva:

 

  • Aumentar o poder de solucionar as situações;
  • Fortalecer a autoconfiança;
  • Facilitar o gerenciamento de crise;
  • Minimizar os ruídos de comunicação.

Como desenvolver uma comunicação assertiva?

Confira agora alguns passos essenciais para uma atuação com assertividade.

Cultive a empatia

A comunicação assertiva depende muito da empatia . Com ela é possível dar feedbacks construtivos, negociar com as expertises de cada pessoa e saber cobrar entregas sem agressividade.

Escute as outras pessoas

Tão importante quanto saber falar, é ouvir o que os outros têm a dizer. Por não haver imposições e autoritarismo, vale considerar opiniões distintas nas tomadas de decisão –– até mesmo para reforçar as suas convicções, em alguns casos.

Atenção à linguagem

Vale destacar que a  linguagem vai muito além da escolha das palavras. Ela envolve o tom de voz utilizado e a postura corporal, em especial diante de diálogos presenciais. Todos esses aspectos devem ser observados de perto para dar mais clareza e objetividade a seus discursos.

Tenha inteligência emocional

A inteligência emocional também é uma das habilidades do futuro . Quando você trabalha com as suas emoções nos diálogos, não passa uma impressão errada às pessoas, tem controle sobre a situação e não permite que ruídos interfiram nessa comunicação.

Busque conhecimento

Por fim, nada melhor para desenvolver a comunicação assertiva do que aumentar o seu repertório de conhecimentos.

 

É possível aprender na prática como utilizar essas técnicas e aplicá-las em sua rotina profissional. Fale com a Unnye e aprenda como desenvolver essa habilidade.

 

Abraços,

 

Equipe Unnye Treinamentos.