Storytelling: 3 principais erros cometidos durante apresentações
Saber se comunicar é a chave para apresentar bons projetos, fechar bons negócios e conseguir aquele aumento. Não à toa, essa é uma das habilidades principais para quem trabalha no mundo corporativo, especialmente quando o cargo ocupado é de liderança.
Mas não é todo mundo que se sente confortável para fazer uma apresentação. Contar histórias, aquelas boas que prendem a atenção do público, nem sempre é fácil.
Um dos problemas de compreensão é a falta de atenção. E é exatamente essa falta de atenção que o Storytelling visa driblar. Ao contrário do que muitos podem pensar, a técnica não serve apenas para o criativos ou para pessoas que já pertencem ao ramo da comunicação. Ela pode ser incorporada em qualquer tipo de apresentação, ou mesmo em outras situações do dia a dia.
É um recurso que serve como guia para aqueles que querem prender a atenção de quem ouve e passar uma mensagem clara.
Para que você consiga atingir o seu objetivo, conheça quais são os três grandes erros que as pessoas costumam cometer quando estão apresentando suas histórias:
1. Não começar pelo problema
As pessoas costumam começar suas apresentações sempre com o tradicional “estou aqui para falar sobre…’”.
A tendência é a plateia se desinteressar logo no início. Enquanto a pessoa não conseguir visualizar o problema e não o entender, ela não vai querer trabalhar com você para solucioná-lo. Ou seja, comece pelo problema, não com a resposta para ele.
2. Usar linguagem técnica
Muitas vezes, em apresentações para pessoas do mesmo ramo costuma-se utilizar muita linguagem técnica. É aí que está o erro. Como estão falando para uma plateia de conhecedores do mesmo assunto, a tendência é achar que todo mundo entende, mas pode ser que a situação não seja bem essa.
Para isso, o ideal é usar exemplos, contar uma história, utilizar metáforas. Assim evita-se o desentendimento ou o não entendimento.
3. Forçar emoções
Causar algum tipo de emoção em quem nos ouve é algo que todos nós almejamos, porque emoções prendem a atenção. O problema é quando a situação é algo forçado. Quando a pessoa está rindo ou emocionada, ela presta mais atenção. Mas quando é algo forçado você acaba caindo no medo número um que todo apresentador tem: o de fazer papel de bobo.
Para não cair nessa armadilha, o segredo é contar uma história. Quando o apresentador usa como exemplo uma história e essa emoção está inserida no meio do conto, fica muito mais seguro criar esses momentos de emoção sem que se exponha tanto.
Deixe que a emoção seja orgânica!
O que achou das dicas? Se você não quer cometer esses erros e deseja manter uma comunicação estratégica, fale com a Unnye, nós temos a solução ideal para você!
Abraços,