Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Google Slides VS Power Point. Qual usar?

Google Slides Vs Porwe Point. Qual usar?

Ao criar slides para uma apresentação, você precisa estar atento a diferentes aspectos: ter uma boa estética, ser funcional e transmitir a mensagem que desejamos. Mas afinal, qual é a melhor ferramenta para se construir uma apresentação? Microsoft PowerPoint ou Google Slides?

Comece entendendo que as plataformas de apresentações têm funcionalidades e características diferentes. Por isso, a melhor forma de saber qual é o mais indicado é entender quais são os seus objetivos.

Neste artigo, comparamos as duas ferramentas para você entender qual delas pode atender às suas necessidades.

FUNCIONALIDADES DO POWERPOINT

Tenha em mente que o PowerPoint é o líder do segmento e geralmente onde as pessoas estudam e realizam cursos de capacitação.

Além disso, o software conta com a versão gratuita e paga. A gratuita é mais limitada e funciona como um atrativo para o cliente adquirir o produto completo.

A versão completa é instalada no computador e faz o armazenamento de dados nele. Sendo assim, conseguimos rápido acesso aos vídeos, fotos, áudios e demais arquivos locais. Existe a possibilidade de integração com a nuvem, a mais simples delas, via OneDrive.

Outro ponto importante é que o PowerPoint disponibiliza animações, ferramentas de desenho, edição de vídeos, áudios e textos, transições, inserção de formas e outros recursos com diversas funcionalidades.

A criação via PowerPoint também pode ser feita a partir de estruturas prontas, baseadas nas necessidades do usuário. Na aba “Design”, você acessa padrões completos de linguagem visual, com formas, cores e elementos definidos. É o que também acontece quando acessamos “tabelas”, “formas”, “modelos”, “animações” e outros.

Por fim, vale ressaltar que aprender a usar o PowerPoint demora mais pela quantidade de recursos. Cada categoria se divide em inúmeras ferramentas de trabalho e diferentes opções de edição. Ao mesmo tempo, se você deseja algo mais simples, o software oferece diversos modelos e elementos prontos para agilizar a criação de apresentações profissionais.

FUNCIONALIDADES DO GOOGLE SLIDES

O Google Slides é uma solução gratuita para criar documentos de apresentações. Ele utiliza principalmente o conceito de software como serviço. Tudo é feito em um espaço de trabalho online, sem a necessidade de instalações no computador.

Também é feita a integração com o Google Drive. O jeito mais fácil de buscar fotos, imagens, vídeos e arquivos é usar o Google Drive. Ou seja, enquanto o PowerPoint será mais ágil com os arquivos locais, o Google Slides é mais rápido em relação aos arquivos na nuvem. Ambos permitem o uso de arquivos locais e na nuvem, mas existe essa diferença.

Sobre as funcionalidades do Google Slides, elas trazem o essencial para fazer apresentações. Você encontra todas as ferramentas básicas: inserção de fotos e vídeos, tabelas, formas, entre outras. Assim, o software cumpre o papel de criar bons slides, mas você terá menos recursos à disposição para criar e editar o conteúdo.

Um dos diferenciais do Google Slides é o salvamento do conteúdo em tempo real, que é fluído e confiável quando conectado à internet. Fica mais fácil recuperar as informações anteriores, sem instalar extensões ou fazer configurações adicionais.

Outro ponto positivo é que, a partir desse salvamento em tempo real, vários usuários conseguem trabalhar simultaneamente no mesmo documento. No PowerPoint, por sua vez, existe um recurso similar, via OneDrive, mas sem a mesma facilidade e eficiência no uso.

POWERPOINT X GOOGLE SLIDES

Com tudo que já foi apresentado aqui, fica claro que a decisão entre as ferramentas dependerá bastante da linguagem visual e estratégia de comunicação que você deseja seguir.

Uma maneira de descobrir o melhor software para as suas necessidades é fazer um período de teste com ambas as soluções. E, na hora em que estiver explorando as tecnologias, lembre-se de considerar as principais características de cada um deles:POWERPOINT
• solução completa em relação à quantidade e nível de detalhe das ferramentas;
• inúmeras opções de elementos prontos;
• maior agilidade e integração com o armazenamento local;
• software pago em sua versão completa;
• exigência mais elevada de hardware.

GOOGLE SLIDES
• ferramentas que trazem o essencial para criar boas apresentações;
• maior agilidade e integração com o Google Drive;
• software gratuito;
• salvamento em tempo real mais eficiente;
• facilita o trabalho colaborativo no mesmo documento;
• não requer instalação.

Independente de qual ferramenta você escolha usar, é o seu entendimento sobre a linguagem visual que vai fazer toda a diferença.

Por isso, vale a pena buscar treinamentos para desenvolver esse conhecimento. Assim como a estratégia e o Storytelling, a linguagem visual também é fundamental para cativar a audiência e transmitir a nossa mensagem.

A Unnye possui cursos para que você possa aprender sobre a linguagem visual e as ferramentas oferecidas pelo mercado. Conheça as nossas soluções para criar apresentações de alto impacto!

Abraços,
Equipe Unnye Treinamentos